Núbia Óliiver... uau!

Posted: | Postado por Felipe Voigt |

A foto ao lado ilustra não apenas uma bela mulher. Ilustra uma época da vida deste que vos escreve. A foto ao lado esteve estampada ao lado da minha cabeceira por alguns anos enquanto adolescente. É uma foto de uma revista de 1995, época em que eu guardava Playboy e Sexy no fundo falso do meu guarda-roupa. A parede ostentava uma foto pregada como sendo uma referência de beleza feminina, de tesão, de calor, de vontades que afloravam em um adolescente de 13 anos. Eu olhava pra essa bunda e via um coração. E tinha vontade de morder o coração. Ainda tenho.

Bom, os anos passaram, o adolescente virou um ogro barbudo, tatuado e cabeludo. E o Twitter me trouxe a gentileza de conhecer a dona daquele coração: Núbia Ólliver. Na época da parede do meu quarto, era Núbia de Oliveira. Mas sempre foi Núbia. Seus ensaios para a Sexy nos anos 90 foram clássicos!

Hoje, às vésperas de posar nua novamente (é o 15° ensaio nú) e de completar 37 anos, fiz questão de trazê-la ao meu bar virtual e mostrar o que esconde uma mulher vista sempre como um objeto-sexual, mas que ama, que chora, que sente a dor da solidão e o amargor da injustiça. Não, não estou falando clichês pra agradar ninguém, muito menos a entrevistada. Apenas quero que a vejam como merece ser vista. É uma mulher fascinante e igualmente misteriosa.

Talvez o mistério incentive o fascínio, que se alimenta do mistério. Mas é impossível ficar indiferente ao que ela irradia. E não é que até que dá pra conversar com ela? Leia abaixo:

________________________________________________________________

- Hoje o bar é seu... vai beber o que pra começar?
- Quando piso em terreno desconhecido, sempre peço dicas! Adoro aprender... viu? E aí, o que sugere? Afinal, o convite e seu! (rs)

- Vou abrir umas Bohemia que você gosta e trago umas Ice que sei que você aprendeu a gostar, também. Falando em cerveja, lembrei de rótulo e isso me lembra que mulher gostosa é sempre rotulada de alguma coisa. Qual rótulo mais te chateou e qual mais te agradou?
- Nunca liguei para rótulos. Até porque se ligasse, iria trabalhar de vendedora nas Casas Bahia ou algo assim. Estou em uma carreira onde entro na vida de pessoas sem pedir licença. Então por que essas pessoas não me rotularem? Podem, sim, eu deixo! Só não gosto que me rotulem de burra.

- Ainda incomoda ser tachada de algo antes mesmo de conhecerem você, realmente?
- Não. Só não gosto que pessoas que dou liberdade falem algo que não seja verdadeiro! Sou uma pessoa restrita ao meu mundo e não deixo qualquer um entrar. Porém, aqueles que entraram, o mínimo que eu quero é que me defendam de tudo e todos! Até porque fazer parte do meu mundo e para poucos.

- Qual o motivo de tanta inveja e menosprezo por quem opta por posar nua?
- Não digo preconceito, mas muitas mulheres não tratam o nu artístico como um trabalho sério legal e acabam banalizando esse tipo de trabalho. E muitos acabam pensando que é um trabalho banal, vulgar! Agora: a inveja é a falta de estar entre as 12 mulheres anuais, não é?

- Como foi o melhor homem que passou pela sua vida?
- J.R. Ainda um amor! Mas tenho carinho e amor por todos. É difícil entrar no meu mundo, mas todos que entram eu os amos de alguma forma.

- E como foi o pior deles? Aquele que marcou negativamente.
- O último namorado. Mas se você me perguntar isso daqui um tempo, minha resposta, com toda certeza, será igual a anterior. De alguma forma, vou amá-lo por ter participado da minha vida, mesmo que sua saída não tenha sido digna.

- Qual das cantadas é mais óbvia: aquela que te chama de gostosa ou aquela que elogia sua beleza interior?
- A da “beleza interior”, claro. Mas cá pra nós: cantada tá fora de moda, né? Principalmente essas mais comuns.

- Qual a maneira mais fácil de te decepcionar?
- Não prometa aquilo que você não será capaz de cumprir! Sou uma criança: se me prometerem um pirulito, terá de vir de alguma forma!

- E a maneira mais difícil de te impressionar?
- Cuidando de mim e tudo aquilo que faz parte de mim. Ah: também me mandar flores sem datas especiais, só dizendo que estava pensando em mim.

- Entre os seus defeitos, qual aquele que mais te agrada?
- A sinceridade.

- E em suas qualidades, qual mais odeia?
- O perfeccionismo.

- A idade te deixou mais sábia ou isso é conversa mole e continua fazendo as mesmas burradas e confiando em quem não deve, como quando jovem?
- Sempre falam (e eu me sinto, também) que tenho uma alma velha, sábia, compreensiva... Isso me torna hoje uma mulher mais sábia, sim. Claro que nós, em todas as etapas da vida, vamos fazer burradas. Porém, não serão aquelas mesmas do passado. E também confiando sempre em pessoas que não se deve confiar!

- Aliás: a experiência da vida te ensinou o que, de fato?
- O que tiver de ser seu, será! Ter paciência e fé. Ouvir mais e falar menos. E viver o agora. Hoje sou mais paciente, sentimental, leal...

- Como vê a solidão hoje em dia? Te faz mal ficar sozinha?
- Aprendi a viver com ela, faz parte do meu mundo. Minha batalha foi sempre sozinha: sozinha como mulher, sozinha como artista, sozinha como mãe. Então aprendi a viver com ela. Ninguém gosta de ficar sozinha, mas também não me faz mal, não. Sempre tiro proveito, mesmo que sendo numa faxina (rs).

- Seu estilo de vida impôs essa solidão? Por que?
- Vim morar sozinha aos 18 em São Paulo e não foi nada fácil. Desde então foi carreira, correria, maus amigos, maus amores... Isso faz com que você vá se isolando no seu mundinho, querendo ficar sozinha.

- É difícil ser você?
- Sim. E muito complicado também. Às vezes olho para trás e vejo por tudo (e todo) que passei e digo a mim mesma: sou uma sobrevivente! Algumas pessoas de minha família me chamavam de Vó Ina (que acabou de falescer): guerreira, casou-se três vezes, criou nove filhos, ajudou com os netos, bisnetos e tataranetos. Nunca teve medo da vida. Assim sou eu. Se tiver que atropelar alguma coisa para minha sobrevivência (e hoje de minha filha também), irei pra cima! Às vezes eu mesma acho difícil ser eu...

- O que te diferencia das outras mulheres? Eu sei o que, só quero que você me diga...
- Aos olhos de outras pessoas (você, por exemplo), posso me diferenciar em vários aspectos. Cada um tem sua avaliação, que eu respeito sempre. Agora: eu sempre me pergunto também o que me diferencia delas. Poderia ser o carisma, ser uma pessoa bem criada, a fé, o otimismo, a humildade, não ser alguém do mal, nunca ter inveja (nem mesmo a “branca”), ser educada, fina (em vista do que está no mercado)... enfim, pode ser tudo isso ou algo que ainda não descobri.

- Em matéria de amor, seu lema é...?
- Lealdade.

- E em matéria de sexo, seu conselho é...?
- Sinta, pegue, cheire, olhe, beije, lambe... faça tudo, mas preste atenção em você e no seu prazer. (Egoísta?).

- Sua opinião sobre sexo pago: uma opção, uma falta de opção, um estilo de vida ou apenas mais uma forma de trabalho?
- Pode ser tudo isso! Uma opção de vida: vou ver no que dá essa vida; uma falta de opção: por não ter opções de escolha e só lhe foi mostrada essa; um estilo de vida: algumas tem esse trabalho como se fosse escovar os dentes, normal no seu dia a dia; forma de trabalho: por querer ganhar mais um pouquinho, e fazer uma grana extra? Acho que todas as opções cabem no mundo da prostituição.

- Você ficou colada na parede do meu quarto por bons e vários anos. Como posso recompensar o, digamos, estimulo que você me deu?
- Você já recompensou e compensou entrando na minha vida, no meu mundo e sendo um amigo do caral....! Ops: não falo palavrão! (rs).

- É, você não fala palavrão. Aham! Bom... hora de fechar o bar e continuar bebendo, ok?
- O estoque aí dá? Está bom?

- Acho que dá. Depois você me leva pra casa...
- Podemos inverter?

- Melhor dormir na mesa de bilhar, então. Mas antes, me diga: quando vamos escrever seu livro, hein?
- Quando você tiver só esse foco! Ano que vem?

- Escreveremos o livro ano que vem, então. Mas vamos contar tudo nele?
- Tudoooo?? Tudo sobre o quê? Minha vida pessoal, artística, emocional? Huummm... vou pensar se abrirei meu baú pra você! O meu tem um limite e uma coerência também.

- Até aquele dia em que nós... ixi, muito forte.
- Pois é: já pensou se contar aqui as experiências? (rs)

ONDE ENCONTRÁ-LA: SITE OFICIAL | TWITTER

5 comentários:

  1. NUBIA OLIIVER disse...
  2. Ameiiiii
    bj

  3. Maia. Marco Antonio disse...
  4. Parabéns ao entrevistador e a entrevistada. Núbia me parece cada dia mais "simples", longe de "cliches" e frases feitas. Acho que a maturidade com o passar dos anos e a experiência de vida lhe transoformaram em uma mulher ainda mais fascinante, deixando de lado somente aquela imagem de "símbolo sexual" e se transformando em mulher fascinante. Ao ler a entrevista "de bar", fico com a impressão de que o velho ditado de que mulher bonita (linda) e inteligente é impossível, é uma mentira! Novamente parabéns.

  5. Emanuella disse...
  6. Interessante vê-la por outro ângulo, sem cair no clichê. Realmente muito boa a entrevista, gostei.

  7. Carol Viana disse...
  8. O melhor das entrevistas do Ogro é o ritmo das perguntas...
    é como se vc estivesse ali na mesa ao lado, ouvidno tudo sem querer...rs.
    Parabéns...
    Só um adendo... já tive o prazer de desenhar esse rosto (Núbia), né, Ogro??? Um dos mais perfeitos que já vi!
    Beijos

  9. Anônimo disse...
  10. Por acaso essa mulher já teve algum problema com vendedora das Casas Bahia?

Postar um comentário